sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Ponto rococó aplicado a olhos de bichinhos de feltro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer:

(1) Enfie a agulha no ponto A e puxe a linha. Insira a agulha no ponto B e faça ela sair do ladinho (esquerdo) do ponto A, mas não puxe a linha. (2) Esta é a parte mais delicada: segure a agulha e enrole cuidadosamente o fio na agulha. (3) Empurre delicadamente, faça com que as voltinhas fiquem bem próximas ao tecido, sem embolar. Pesquise qual é a posição mais confortável para você, procure trabalhar com as duas mãos. (4) Segure a molinha entre seus dedos (sem apertar muito senão a agulha não passa e sem deixar frouxo, para as voltinhas não bagunçarem) e puxe a agulha. É importante que a molinha esteja segura bem próxima do tecido. (5) Pronto, você está quase lá! Se algum fio estiver mais repuxado que outro, ajuste-os com a cabeça da agulha. (6) Insira a agulha bem ao lado (direito) do ponto B e puxe para baixo. IMPORTANTE: Repare que a distãncia entre A e B é que vai determinar o tamanho da molinha. Quanto mais voltas você der na agulha, maior vai ficar a molinha, com o formato de um arquinho.

Este passo a passo é para fazer uma rosa que vale a pena conferir no Tessituras porque ficou linda!

Li, em algum lugar da net, que me desculpe quem escreveu, mas agora juro que não lembro, que os olhinhos dos bichos de feltro poderiam ser feitos com o tal ponto rococó, então decidi aprender para substituir as miçangas, porque assim, pensei eu, não tem perigo das crianças pequenas engolirem as ditas miçangas e nem dos bichinhos ficarem caolhos (isso só ia ocorrer se eu costurasse uma a uma, do contrário, se fosse arrancado um o outro cairia na sequência e o bichinho ficaria cego mesmo, pior, quem é cego ainda tem os olhos (ai, Deus que me perdoe...), mas não sei como chama alguém que não tem olhos por isso escrevi assim.

Quando meus bichinhos ficarem prontos eu posto aqui.

No meu caso testei o ponto com seis voltinhas de fio duplo com linha de costura, aquela que a gente usa na máquina, o meu ficou do tamanho de uma miçanga pequena, quanto mais voltinhas fizermos, maior ele ficará, certo?

Parte 2

Pauta: Nada a ver...

Olá, a princípio minha idéia era somente mostrar meus trabalhos aqui com legendas curtíssimas para não cometer nenhuma gafe pública e notória, apesar de acreditar que escrevo bem e ter consciência que não sou nada modesta...

O meu medo não era escrever errado, graças ao meu empenho e uma família repleta de professores, de português inclusive, eu cresci atenta à gramática e li bastante, então não tenho de errar e nem preciso passar meus posts pelo terrível corretor de texto que nem sempre entende o que a gente quer dizer e acaba por estragar o sentido das coisas e até errar no que estava certo (sim, confesso que já testei ele, mas só vez ou outra para verificar se não comi alguma letra por erro de digitação quando estava com pressa e os textos eram longos, mais precisamente na época que escrevi meu tcc). Na verdade meu problema é que gosto de escrever sem ler, porque depois me arrependo do que fiz e quero mudar tudo, tenho certeza que quando reler este post amanhã vou querer arrancar meus cabelos, mas prometo que não vou alterá-lo para não perder a identidade, ok?

Outro erro que eu sempre cometo e que vai me preocupar eternamente, pois eu acredito que as pessoas não mudam nunca, às vezes disfarçamos para nos encaixar nos padrões da ética, da moral e dos bons costumes, é que eu sempre digo o que vem à cabeça e isto já me custou amizades mil e muitos desentendimentos, sou daquelas que reclama e luta pelos direitos quando tem razão, também sempre acredito que tenho razão e às vezes perco amigo, mas não perco a piada, hahaha, pode rir.

Agora tocou o telefone e eu me perdi...tudo bem este post já estava longo demais e acredito que ninguém vai ler, mas se você chegou ao fim parabéns, peço que escreva um comentário, pode só colocar um “x” só para eu saber quantos e quem chegou até o fim, ok?

Bom, esta enrolação toda foi para falar do bendito ponto rococó, acho que rococó me remeteu à enrolação e eu resolvi enrolar você até aqui.

Também aproveito para agradecer todas as visitas e os cometários carinhosos de vocês!

5 comentários:

  1. Olá Mariane ! Fiquei muito feliz com sua linda visita ao meu cantinho ! Enviei para vc alguns moldes pois não consegui identificar direito qual seria. Depois verifique se é algum destes ok!

    Com carinho

    Sil

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariane.

    Adorei a postagem!

    Bjs Rosa
    Tessituras
    http://agulhaselinhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. hehehe.. eu cheguei até o fim com muito custo..rsss brincadeirinha.
    bj,
    Marla

    ResponderExcluir
  4. Mari,
    Adorei o texto e li até o final!! hahah Amei o gatinho e os videos, tb não sei fazer o tal rococó, confesso que já tentei, mas ficou um emboldado de linha!! haha
    Beijocas
    Andreza

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vim retribuir a visita e conhecer seu blog.
    Adorei, tem vídeos fantásticos.
    bjs

    ResponderExcluir