sábado, 8 de maio de 2010

Tutorial - como passar lastex

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Meninas, é com muito orgulho que apresento meu primeiro tutorial! 

1- Enchendo a bobina na máquina com lastex:


Coloque o lastex no lugar do carretel, passe na segunda guia de linha pois na primeira não entra devido a espessura do elástico.

Passe o lastex pelo buraco maior da bobina e segure com firmeza, encha a bobina até mais ou menos a metade.  




Corte o excesso bem rente ao furo.




2- Regulando a máquina:


Coloque a bobina na caixa e passe a linha da cor do tecido na agulha, dê a laçada.  


Alguns modelos de máquinas precisam que o parafuso da caixa da bobina seja afrouxado, o modelo da minha maquina não requer esta operação. 





Regule a largura do ponto, eu uso 4.

Regule a tensão da linha, eu coloco próximo do sinal de "+", mas não até o fim. 

É aconselhável que você teste a regulagem num retalho primeiro e faça os ajustes se necessários.


3- Costurando o lastex:


Posicione o lado direito do tecido para cima.

Comece e termine a costura sem usar o retrocesso.
 
Não é necessário esticar o tecido, somente guie, neste caso como a costura foi em forma de círculo no final eu precisei esticar o tecido levemente até encontrar com a costura do início.
 

 


4- Arrematando a costura: 


Agora corte a linha e o lastex com pelo menos 4 dedos de comprimento, puxe as duas linhas último ponto do lado direito do tecido para baixo com a juda de um alfinete ou do abridor de costura, mas cuidado para não cortar o fio.


  
 
Dê 3 nós firmes com um fio de lastex e um de linha de cada lado e corte e excesso. 



Pronto! 



Para saber se a costura ficou correta teste se o lastex ficou bem preso, o fio não pode "correr". 


 

42 comentários:

  1. Ei, queridinha!!!

    Queria muito agradecer o carinho de sua visitinha e pedir mil desculpas pela demora em aparecer! Os estudos tem me deixado louca e o blog acaba ficando atrasado por isso, junto às visitinhas.

    Seja sempre bem-vinda, adorei seu cantinho!!!!

    Otimo fim de semana!!!!

    Beijinhos catitos com carinho!!!

    ResponderExcluir
  2. O Mariane...eu também conheci seu blog essa semana....peguei aqueles moldezinhos de maçã... que achei uma graça....Mas obrigado pelos elogios e volte sempre.... beijinhos e bons trabalhos....

    ResponderExcluir
  3. Oi,Mariane
    Obrigada pela visita ao meu blog. Vim conhecer o teu e gostei muito, tem coisas super interessantes. Adorei os moldes de bichinhos de feltro e as bolsas. Já estou te seguindo.
    Beijos. Elaine Regina

    ResponderExcluir
  4. Oba, finalmente alguém que explicou claramente como usar elastex.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo pap Mari, eu adorei!!!

    Sabe que não posso demorar para vir aqui né, são tantas novidades que preciso tirar folga e passar o dia.

    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Ola Mariane! Não conhecia ainda o seu blog, mas adorei conhecê-lo. Como vc também adoro costurar, apesar de nunca ter tomado nenhum curso de corte e costura. Penso em começar um, mas enrolo.....rsrsrsrs. Vou tentar seguir o seu tutorial sobre o lastex se der certo te falo.
    Grande beijo!

    Juliana Andrade

    ResponderExcluir
  7. Oi Mariane, adorei o pap.
    Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Mariane quero te agradecer muito a ajuda esclarecendo como passar lastex, estava passando a maior aflição tentando fazer isso, estou engatinhando na costura.Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog. Parabéns e obrigada por me ensinar tanto. Visite o meu blog artesdapatty.blogspot.com e pegue um selinho!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a intrução de como se coloca o latex como estou começando a costurar agora, tudo para mim é uma supresa.
    atenciosamente,
    Maria alice Costa
    mariaalice.costa45@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada por essa super dica. Me ajudou muito.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oh!!! Maravilhoso o tutorial!!!
    Fiz e deu certinho, bjs
    alexsandra.golden@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Obrigada meninas, fico contente em saber que deu certo!

    ResponderExcluir
  14. Como eu sofri para passar esse lastex. cheguei até a comprar uma agulha grossa..... e foi tão simples depois que li este Pap. Muito obrigada pela dica, nada agora como uns treinos que não saia perfeito. Gisleine

    ResponderExcluir
  15. Será que minha Singer faz isso? Qual sua máquina?

    ResponderExcluir
  16. Esqueci de perguntar se a agulha é a mesma da linha?

    ResponderExcluir
  17. muito obrigada, esse tutorial me ajudou bastante.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Nossa, muitissimo obrigada!!!!
    Estou aprendendo a costurar e encontro essa explicação de como costurar lastex tão bem!!!
    Amei seu blog!!!

    bjs

    Solange

    ResponderExcluir
  19. Nossa eu enrolo o laxtes na mão mesmo. Muio boa a dica, bjos
    http://becaeyel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. ue ótimo esse site, assim poço tirar dúvidas. Achei fácil a explicação de como aplicar lastex, agora vou tentar. Obrigada Ana Paula /POA-RS

    ResponderExcluir
  21. Olá te achei por acaso ,estava a procura de um tutorial sobre o laxtes , que bom q te achei .
    Adorei o seu blog ,já estou te seguindo .
    Um grande abraço !

    ResponderExcluir
  22. Boa noite. Este post foi muito útil para mim e minha mãe, solucionou o meu problema para costurar o lastex, pois eu não estava conseguindo. Adorei. Sucesso e Obrigada.
    Att, Vanessa / Curitiba-PR

    ResponderExcluir
  23. Oi meninas,

    Que jóia que está dando certo, fico feliz em
    ajudar!

    Abraço,

    Mariane

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Qual o modelo da sua maquina

    ResponderExcluir
  25. Olá, essa é uma Singer Fashion.

    Abç

    Mariane

    ResponderExcluir
  26. OI BOA NOITE...OLHEI SEU POST HJE A TARDE E JA FIZ UMA PRA MINHA FILHA COM LASTEX QUE APREDI A COLOCAR COM VC...MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR ESSA DICA COM TODAS BJOS

    ResponderExcluir
  27. Oi Angel, que jóia que deu certo, fico feliz em ajudar!

    Abç!

    Mariane

    ResponderExcluir
  28. obrigado pela dica pois passei a tarde tentando pregar lastex e nao estava conseguindo foi quando resolvi consultar na internet e encontrei sua explicaçao muito obrigada e que deus o abençoe pela sua bondade de ensinar

    ResponderExcluir
  29. Bom que deu certinho pra vc tb! Boas costuras!

    Abç

    Mariane

    ResponderExcluir
  30. amei a dica muito obrigada tirou todas as minhas duvidas

    ResponderExcluir
  31. Olá gostei muito das suas dicas por isso tomei a liberdade de perguntar eu quero entender como que calculo o tecido para corta e pregar o lastex

    por favor pode me esplicar ex: minha filha tem nove ano e eu quero fazer um vestido para ela .

    ResponderExcluir
  32. Olá, infelizmente não curti essa coisa de costurar roupas, não me dei bem nas aulas e parei há tempos, mas até onde eu entendi deve-se cortar o tamanho do tecido normalmente e franzir (eu acho)...rs
    Abç

    ResponderExcluir
  33. Oi Mariane adorei seu post,agora vou fazer um vestido pra minha filha.só respondendo a pergunta da pessoa acima tem que ser duas vezes o tamanho do vestido se ñ na hora de franzir ñ vai servir nela.obrigada pela dica bjo.

    ResponderExcluir
  34. Nossa, muito obrigada pela dica, pois, ontem , quebrei a cabeca para pregar o bendito lastex e nao dava certo de jeito nenhum,, ele arrebentava. Vou fazer hoje e espero dar certo. Abracos.

    ResponderExcluir
  35. valeu! sua dica me salvou,assim como a outras.bjs.

    ResponderExcluir
  36. oba foi muito útil vou tentar fazer agora depôs desta nao vai ter erro!!!!!!!!!!!!!!!BJOSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  37. Tem que colocar a o lastex esticado na canelinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa esticar para encher a bobina, ajustando a tensão o lastex costura como deve ser.

      Excluir
  38. Valeu!!Deus te abençoe!!!!!

    ResponderExcluir
  39. Olá Mariane, adorei o passo a passo. Muito bem explicado. Porém não estou conseguindo acertar. No começo a costura sai que é uma beleza, mas num determinado momento a linha começa a embolar por baixo. Pq será? O que estou fazendo de errado?
    Obrigada
    😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassia, desculpe, nunca mais costurei lastex na vida.

      Excluir