sábado, 10 de julho de 2010

Lição de casa - quilt livre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Ainda não me entendi com meu pé de quilt livre, mas tenho muita vontade de entrar num acordo, li umas dicas, mas estou esperando uma resposta da Singer sobre como regular a máquina, quando tiver uma resposta conto aqui, ok?

Ouvi falar que é recomendável muito treino e o melhor é que seja feito em folhas de sulfite, sem linha na agulha, por favor!

Por observação cheguei a conclusão que o pé de quilt livre, pelo menos o modelo que eu comprei, na verdade não tem função nenhuma...é sério, salvo se o trabalho for muito fofo, uma colcha no caso, ele não tem função porque não se encaixa em lugar nenhum e não encosta no tecido.

Conclusão?! Mãos à obra todo mundo, vá já pegar uma folha de sulfite, tire o pé da sua máquina, mantenha a agulha e treine muito, depois você pensa em comprar um pé de quilt livre, que não é caro e você encontra em postos autorizados Singer.

Este vídeo não faz milagres, não ensina a ajustar a máquina, mas o grande barato é a lição de casa! rs

Tem o passo a passo com os tipos de exercício que devem ser feitos para treinar os pontos.

A Coats Corrente esclarece sobre as diferenças das linhas.

Na loja online da Art e Borda você encontra as linhas Guttemann, que são mais brilhantes.

Leia sobre o nozinho do quilt no Pat Patches.

14 comentários:

  1. Mari, muito legal o vídeo. O pezinho de quilt fica assim mesmo, soltinho, mas faz muito diferença. quando vc abaixa o pé calcador, a cada ponto ele segura o tecido e os pontos ficam firmes. Se você fizer sem ele, os pontos na parte inferior vão ficar soltos, pelo menos acontece isso na minha maquina.
    Bjoka e obrigada por compartilhar o víde.

    ResponderExcluir
  2. Ai Mariane, eu tb ainda estou só no treino! mas é preciso mesmo essa distancia entre o pé e o tecido para que vc possa fazer os movimentos. O que me foi explicado é que com muito treino vc consegue encontrar a velocidade e o movimento no ponto certo. Se vc acelerar demais, o ponto sai pequeno, se fizer o movimento muito rápido o ponto sai grande, e por isso é que é preciso treino e exercícios. Ainda não me aventurei fazer em trabalhos, somente em pedaços de tecidos e manta.
    bjs e vamos ao treino!!

    ResponderExcluir
  3. Não entendi bulhufas do texto e tenho até medo de cliar no video e me sentir mais burralda ainda, hahah. Melhor eu passar para o post de baixo.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Xiii, sabia que eu seria metralhada por este post...rs Tudo bem, gosto de criar controvérsias e é bom para discutirmos e aprendermos juntas!
    Agora gente, acabei de publicar a versão definitiva do meu post e já tinha 3 comentários aqui, devo ter cortado algumas partes depois que vocês leram.
    Paulinha socorro!!! Vi que tem pé com mola e outro não, qual é o seu? O meu não encosta em nenhum momento?!
    Nanci, sempre caio na tentação de ir rápido demais, pior que faço o mesmo com o carro! rs
    Fernandinha, vale a pena ver sim, é curioso!

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, o meu pezinho tem mola sim. Eu também achava que não adiantava pra nada, até que um dia esqueci de abaixar o pé calcador, deixei ele levantado sabe? Ai começou a embolar a parte debaixo e a burrona aqui pensando, mas o que será que tá errado? Cheguei até a desparafusar o pezinho e colocar de novo. Depois de muito tempo percebi que era porque estava levantado. Com ele abaixado, parece que não encosta, mas conforme você vai costurando, sente a diferença. Faz um teste no seu, costura um pouco com ele levantado e um pouco com ele abaixado. Talvez o seu pezinho seja diferente do meu. Bjoka

    ResponderExcluir
  6. Não é fácil não. Pelos vídeos não dá para imaginar o grau de dificuldade. Tive que ir até à Singer pra aprender a desarmar os dentinhos!!! Entortei geral um pézinho.
    Veja se lhe ajuda: http://freemotionquilting.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Paulinha, o meu não tem mola, percebi exatamente depois que costurei com o pé levantado e vi que não fazia diferença! rs

    ResponderExcluir
  8. Beatriz, que maravilha! Amei site, a menina sabe de tudooo!!!
    Pelo menos abaixar os dentinhos eu já sei! rs Ebaaa!!!

    ResponderExcluir
  9. Gente!! Que dentinhos são esses?
    Comeprei um pé de quilt livre, sem mola, tenho treinado, mas o ponto do avesso fica todo solto.... Será que tem que regular alguma coisa na máquina?

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa, não sei qual é a tua máquina, mas a minha é uma Singer Fashion e para desarmar os "dentinhos" preciso remover o braço livre da máquina, talvez se você ler o manual da sua máquina, entrar em contato com a assistência técnica (já resolvi alguns mini problemas por telefone) ou então enviar um email para o fabricante consiga uma explicação detalhada de acordo com o modelo/ marca da tua máquina.
    Abç!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Mariane! Estou procurando por uma solução para o mesmo problema do quilt que você teve em 2010...não consigo de jeito nenhum arrumar essa questão dos "pontos soltos atrás". Já coloquei a tensão no zero, já coloquei espaçamento zero...nada dá certo. Se você pudesse me ajudar seria ótimo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Marja, na verdade com a Singer nunca consegui, tenho uma Janome eletrônica que ajusta o ponto automaticamente. Tente entrar em contato como sac da marca da sua máquina, eles ajudam a explicar sobre o ajuste por telefone ou indicam um vídeo do modelo da sua máquina para assistir, assim é mais fácil pra vc. Boa sorte!