sábado, 6 de novembro de 2010

Elo7 - ter ou não ter...eis a questão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Oiê, hoje estou com o falador aberto, então senta que lá vem história! 

Vejo muita gente lamentando o volume de vendas no Elo7, diariamente tem alguém choramingando em todas as redes sociais. Parece que se souberem que tem mais gente infeliz serão confortadas pela situação dos outros.

Eu ainda não ganhei meu primeiro milhão vendendo artesanato, mas tenho fé que um dia vou chegar lá porque gosto do que faço e sempre estou fazendo algo novo, ultimamente, porque até muito pouco tempo atrás postava moldes mais do que costurava, quem me acompanha há um tempo sabe disso.  

Pois bem, outro dia fiquei tão (des)animada de ler sobre a insatisfação das pessoas que escrevi um montão de coisas, não me perguntem onde está porque nem Deus sabe, sabe aquela enxurrada de coisas que vêm à cabeça da gente e precisamos colocar para afora senão temos a impressão que vams explodir ou as idéias vão começar a sair pelas orelhas? Queria publicar tudo aqui, mas achei que quem realmente reclama e deveria ter não iria perder tempo lendo milhares de linhas com texto sem foto, é gente, eu sou má, preconceituosa sim, achei que quem mais precisava não ia correr atrás de se informar.

Também não sou um poço de informação, nem de conhecimento, e nem me responsabilizo se você puser em prática quaisquer idéias minhas expostas aqui, ok?

Estudei Turismo e não Adiministração de Empresas, Engenharia (engenheiros fazem de tudo na vida!) ou Marketing, mas graças à minha educação e ou à minha personalidade, não sei, talvez precise fazer análise par descobrir, eu tenho bom senso e sei muito bem como tratar um cliente simplesmente porque eu sou uma cliente quando vou à padaria ou a uma loja do shopping e deveria mesmo é ser psicóloga, só não tenho o diploma, mas já nasci com respostas para muitos males e adoro analisar as pessoas profundamente, só ainda não aprendi a me auto criticar (e a ser modesta).

Então aonde eu queria chegar? Ah, tá, lembrei...sobre o Elo7. Acho que como tudo na vida sempre existe e sempre existirá quem ama e quem odeia, mas para quem ainda não se decidiu eu gostaria de comentar que sim vale a pena, já não se dizia que tudo vale a pena quando alma não é pequena?

Olha que eu sou a pessoa mais famosa do mundo do ponto de vista de ter fama de pessimista, mas eu acho que dá sim, ou então tenho é muita sorte.

Tá certo que eu tenho uma prima que trabalha na editora Abril e me descolou por 2 duas vezes uma participação especial na revista, aqui e aqui, mas também semana passada tive um produto publicado na revista do jornal Agora e desta vez quem me deu o empurrãozinho foi o pessoal do Elo7, a repórter me contatou dizendo que pegou meu email através do Elo7 e me convidou par participar da matéria, claro que ela deve ter mandado email para mais um milhão de pessoas, mas como eu vivo ligada no computador em respondi logo e ganhei a chance de participar porque a proposta veio na sexta-feira no fim da tarde para eu responder até a segunda-feira.

Este é um dos pontos, agora cheguei onde interessa.  Se você tem um comércio eletrônico precisa ficar ligada no computador simplesmente porque é de lá que virão as vendas, também deve espalhar teu endereço por todas as redes sociais, no orkut, no twitter, no facebook, no flickr, no blogger e onde mais puder.

Claro que não vai ser chata ao ponto de mandar mensagens diretas para toda sua lista de contatos, claro, de vez em quando até vale, na época de Natal por exemplo, mandar um spam básico para toda sua lista de email convidando para conhecer as novidades da tua loja, mas isso é um assunto muito delicado e que rende muito mais assunto e deve ser tema de outro post.

Outra coisa que frequentemente é discutida é o preço do frete, ora bolas, se o cliente gostou do teu produto, se for original, claro que será comprado.

É importante pensar no lucro sim, tem gente que vende artesanato por hobbie e te mgente que vede para se sustentar, mas em ambos os casos não é certo vender a preço de custo hoje porque teu cliente vai querer pagar a mesma coisa da próxima vez e também não é justo vender pelos olhos da cara porque teu cliente não tem culpa se você comprou 5 metros de tecido importado japonês e precisa do retorno do seu investimento com urgência para comprar alfinetes e sianinhas.

O ideal é achar o meio-termo, quem vende pela internet não tem as mesmas despesas de quem é comerciante no shopping que paga aluguel, impostos, funcionários, água, luz, telefone (sim, algumas atividades requerem gasto com estes itens, mas são mínimos e devem ser rateados sim no preço final do produto), logo deve-se pensar que o frete é como se fosse parte do pagamento do seu ponto de venda.

Simplificando não adianta vender pelo preço do shopping porque o cliente ainda tem que arcar com o frete e você não tem as despesas iguais as de uma loja física, certo?

Pratique um preço justo, pesquise a concorrência e perca uns trocados para ganhar um cliente, se o vizinho grava seu nome numa plaquinha de mármore carrara e cobra R$ 5,00 você fará o mesmo por R$ 4,99, é só um exemplo, ok? 

Além do mais existe a opção de ordenar o produto por preço, logo o teu aparecerá primeiro.  

Funciona assim: pensem nos camelôs, eles sempre vão existir para concorrer com as lojas, mas logo eles saem dali e vêm outros, a lojinha continua firme e forte com seus clientes. Muitos reclamam que hoje em dia são comercializados produtos de mau gosto, não artesanais e mau feitos no Elo7, isso sempre vai existir e este tipo de loja deveria ser chamada de loja-camelô-virtual.

Tirar boas fotos e usar um editor de imagens faz a diferença, não para maquiar o produto, mas para corrigir a luz e inserir sua marca d'água isso agrega valor à peça e à marca.

Exponha várias fotos do mesmo produto em diferentes ângulos, use fundo neutro, vale lençol branco, cartolina ou papel sulfite e dependendo da peça exponha também sendo usada para o cliente ter idéia de tamanho e do resultado final.

Outra dica, visite tua loja diariamente, nem que seja para fazer o login e logout, o cliente precisa ver que você está ligada, se vê que a dona entrou na loja há uma semana pode ficar receoso quanto à demora da resposta ou com a idoneidade da loja, você precisa marcar presença e bater ponto sim, não acessar a loja somente quando receber um aviso por email de que tem um recado novo, um comentário etc.

Espero que estas dicas ajudem alguém e/ ou acrescentem algo novo.

Sugestões, críticas e principalmente elogios são sempre bem vindos porque meu blog é o alimento do meu ego!  

16 comentários:

  1. Olá Marii!
    Gostei do desabafo :)
    as dicas vão ser uteis.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bacana as suas dicas!
    e voce é autentica
    gosto muito de pessoas assim!
    estava pensando em abrir uma lojinha no elo7
    agora vou criar corágem e abrir obrigada
    mesmo! Abraços fraternais sempre!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com suas palavras...E as dicas da loja virtual vão ser bastente úteis!!!!
    Para quem está começando, como eu, então....
    Dê uma visitinha no meu blog...Vou adorar te receber!!!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Mari
    Vc estava com o falador aberto mesmo,rsrsrsrs.
    Pois é, eu tbm já ouvi muita reclamação do Elo7, mas eu sempre tive retorno, tenho loja no ELo7, o blog e orkut e não posso reclamar de nenhum, recebo encomendas de todos e pedidos de orçamento quase q diariamente.
    Acho o Elo7 uma excelente vitrine, mas as vezes as pessoas tem meia duzia de produtos expostos e querem vender horrores, eu não tenho certeza mas acho q já tenho cerca de 100 produtos divulgados no Elo7, dar opções aos clientes é fundamental, mostrar versatilidade para q ele se sinta a vontade para pedir algo personalizado.
    Vc deu ótimas dicas.
    Beijos
    *Daiane

    ResponderExcluir
  5. Hai!

    bem, em geral nao tenho muitas vendas via elo7... mas pra mim funciona como uma espécie de vitrine para os produtos. O pessoal em geral vem via blog ou indicaçao, daí vai no elo7 e dá uma olhada. E depois entra em contato via msn ou email, e nem se dá ao trabalho de fazer a compra via elo7 o.0.

    ResponderExcluir
  6. Adorei.... aprendi muito com esse post!!!
    valeu!!!
    Bjinhos....

    ResponderExcluir
  7. Ola Mari,adorei o seu blog e este post ficou muito legal. Tambem tenho loja no Elo7 e a partir do momento que coloquei os meus produtos em destaque nao parei de ter encomendas (Gracas a Deus).
    Um abraco,
    Eli

    ResponderExcluir
  8. Estava justamente retirando meus produtos da elo 7 por perceber que muitas desgners estão entrando fazendo o mesmo produto pela metade da metade do preço.((PREÇO DE CUSTO?RS! MAIS BARATO QUE ISSO)))
    Estou abrindo meu site.
    Não sei se quero mais ficar por la, me parece que virou uma feira de acarí.
    Eles deveriam ter um base de preços.
    Outro ponto que me desap0ontou foi a decisão do cliente.
    Por exemplo: se ele quer fazer pagamento por depósito, aparece um aviso: CUIDADO VENDEDOR SUSPEITO É MELHOR PAGAR COM PAG SEGURO.
    E PARA TERMINAR: VI UMA AVALIAÇÃO NA LOJA DE UMA AMIGA DIZENDO O SEGUINTE:
    VENDEDORA EXTREMAMAMENTE MAL EDUCADA E NEM SE QUER RESPONDE AOS MEUS EMAILS, ESTOU ESPERANDO A ARTE ATÉ HOJE.
    DETALHE SURPREENDENTE: ESSA MESMA CLIENTE ENTROU EM CONTATO COMIGO, FIZ AS ARTES QUE ELA ME PEDIU, SEM A EFETUAÇÃO DO PAGAMENTO E ELA SIMPLESMENTE SUMIU SEM DIZER NEM UM OBRIGADA.
    AGORA ME RESPONDAM UMA COISA BEM SIMPLES:
    TEMOS QUE ENGOLIR ESSE TIPO DE AVALIAÇÃO?
    QUANDO COMECEI A VENDER NA ELO 7 NOS PODIAMOS ESCOLHER NOSSAS AVALIAÇÕES, PORQUE CÁ ENTRE NÓS, NEM SEMPRE O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO REALMENTE.
    TENHO APENAS 50 AVALIAÇ/OES DENTRE ESSAS 2 RUIM DE UMA MESMA CLIENTE E ESSA MESMA CLIENTE DEIXOU A 1º AVALIAÇÃO COMO ÓTIMA, AS OUTRAS DUAS FORAM RECLAMANDO DO PAPEL QUE UM TINHA BRILHO E OUTRO NÃO.
    è CLARO EXISTEM ARQUIVOS QUE SÃO IMPRESSOS EM PAPEL FOTOGRAFICO OUTROS EM PAPEL FOSCO.
    AGORA ESSE TIPO DE AVALIAÇÃO EU TENHO QUE ENGOLIR?
    NÃO SEI SE VALE A PENA FICAR POR LA, VOU FICAR ATÉ EXPIRAR MINHA CONTA DEPOIS NÃO MAIS.

    ResponderExcluir
  9. Olá Officina,

    Sinto muito que tua lojinha não tenha dado certo, mas acho muito radical tirar ela de circulação por causa de 2 comentários negativos, comigo ainda não aconteceu, mas são ossos do ofício, não?

    Deixo claro que o post que eu fiz foi de minha autoria e somente tenho a hospedagem de uma lojinha por lá.

    Se o Elo7 colocou essa mensagem dizendo que é melhor pagar pelo Pag Seguro talvez seja padrão, não? Escreva para eles, sempre tive retorno do Elo7 quando precisei, talvez alguém possa te ajudar por lá.

    Amiga, par finalizar escrever na internet também tem regras, se coloca em letras maiúsculas quer dizer que está gritando e isso não é legal com os clientes ou com as colegas, né?

    Se puder ajudar em algo pode contar comigo.

    Um abraço,

    Mariane

    ResponderExcluir
  10. Adorei!Obrigada pelas dicas!Fiz a minha em dezembro do ano passado fiz uma venda por lá e tenho esperança que melhore!Sucesso pra vc!
    Por favor se puder me ajudar como faço para ordenar por preço?Mechi lá mas não achei!Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosângela

    Muito boa sorte na tua lojinha!

    O Elo7 tem os filtros da busca e o cliente pode escolher se quer buscar o produto por preço, por exemplo, para ter alguma chance de sair na frente você deve colocar o preço da sua peça como R$ 0,98 ou R$ 0,99 ao invés de R$ 1,00.

    Isso vale para o caso de oferecer um produto que muitas lojas fazem e no caso de praticar o preço de mercado.

    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariane!

      Agora entendi.Muito obrigada pela ajuda, e pela visita tbm as suas palavras me incentivam muito, que Deus abençoe seu trabalhos muito sucesso pra vc!!!
      Bjo grande!

      Excluir
  12. maravilhoso comentário,me acrescentou e muito! poste mais!

    ResponderExcluir
  13. Acho que o elo7 não está preocupado nem um pouco com a qualidade e sim visando lucro ! Cabe a administração do site manter a organização do site ,pois estão ganhando para isso,trabalhamos noites a fio em cima de uma máquina de costura e pagamos comissão do fruto do trabalho , fechei minha loja assim que começaram a cobrar comissões pois não oferecem proteção ao vendedor , se existem compradores que realmente não respeitam a artesã e as vezes até nos humilha, já fui até chamada de "costureirinha" e ouvi um palavrão porque não podia pegar um pedido em cima da hora com um prazo de 2 dias,se tivesse a opção de avaliar o comprador ou bloquear compras de pessoas mal intencionadas,os clientes seriam mais selecionados,seu desabafo é interessante mais não parece de uma cliente do site , eles não estão fazendo nenhum favor para você .... se está tendo retorno batalhou para isso...o site é bom mais não é completo ,falta um programa de proteção ao vendedor.

    ResponderExcluir
  14. Respeito tua opinião e concordo em parte contigo, mas na época que fiz esse post o Elo7 tinha outra administração.
    Abç

    ResponderExcluir
  15. Olá Mariane, Li seu post sobre o elo7, e sou desenvolvedor de sistema, estou intencionado em desenvolver uma ferramenta pratica, fácil de usar, rápida, mobile, e custo bem baixo (quase de graça) para artesão. Só com custos para sustenta-la mesmo. E para isso gostaria de sugestão de alguns usuários do elo7 (artesãos). Podemos marcar uma forma de interagir sobre isto?

    Obrigado
    ADans

    ResponderExcluir