sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Promoção Hello Kitty - loja Sanrio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Promoção imperdível dos itens de comemoração dos 50 anos da Hello Kitty, visitem a loja virtual da Sanrio.

Sorry por ter saído da temática do blog, mas queria muito dividir com vocês esta oprtunidade porque todas as seguidoras são meninas e muitas são mães de meninas, pensei que poderiam gostar.

Afinal, ano novo, blog novo, ainda vou mudar a carinha dele mais uma vez, tem uns detalhes que eu quero acertar.

O conteúdo será mais flexível, vou falar mais de mim e publicar finalmente as prometidas receitas do caderno da vovó.

Pensei em fazer mais um blog, mas como este é querido e já me toma tempo demais vou concentrar tudo aqui mesmo e talvez mude o nome para casa da mãe Joana, nada contra as Joanas, por favor, que aliás não conheço nenhuma, a propósito, de onde vem esta expressão?

Resultado da busca no pai-dos-burros virtual.

A fonte é a Wikipedia, apesar de ser considerada por muitos como uma fonte não confiável eu confesso que adoro sua maneira de explicar e exemplificar.

Além do mais fazendo referência ao Câmara Cascudo, suas obras me foram apresentadas quando eu estava no primeiro ano da faculdade de Letras, que eu desisti, e me interessei profundamente por suas obras, em especial o rico material que nos deixou sobre as lendas brasileiras, tema que pouco vemos impresso.

Sabe, um dia especial, num Natal há muito tempo atrás, ganhei 3 livros do Cascudo, presentes do meu marido que me fizeram chorar copiosamente por tamanha emoção, reação que eu nunca tive ao abrir um presente e olha que já ganhei uns pares de jóias na vida!  

Afe, escrevo tanto e sei que tem quem goste dos meus devaneios, um dia quis ser jornalista e acho que tenho realmente talento para escrever porque raciocinar e dar atenção para a baixinha que está me cutucando e falando aqui do lado ao mesmo é coisa de mestre, ou de mãe, quem é mãe sabe do que eu estou falando, adquirimos uma habilidade mágica, fazer mais uma coisa ao mesmo hoje em dia é pré requisito, mas raciocinar mais de algfuma coisa ao mesmo tempo é divino, ops, materno! rs  


CASA DA MÃE JOANA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Casa-da-mãe-joana é uma expressão de língua portuguesa que significa o lugar ou situação onde vale tudo, sem ordem, onde predomina a confusão, a balburdia e a desorganização. Sua origem remonta ao século XIV.


Ensina Câmara Cascudo que a expressão se deve a Joana I de Nápoles, que viveu na Idade Média entre 1326 e 1382 e foi rainha de Nápoles e condessa de Provença. Teve uma vida atribulada e em 1346 passou a residir em Avignon, na França, segundo alguns autores por ter se envolvido em uma conspiração em Nápoles de que resultou a morte de seu marido André, segundo outros por ter sido exilada pela Igreja por causa de sua vida desregrada e permissiva.


Em 1347, aos 21 anos, Joana regulamentou os bordéis da cidade onde vivia refugiada. Uma das normas dizia: "O lugar terá uma porta por onde todos possam entrar." Transposta para Portugal, a expressão paço-da-mãe-joana virou sinônimo de prostíbulo.


Trazida para o Brasil, o termo paço, por não ser da linguagem popular, foi substituído por casa e Casa-da-mãe-Joana e serviu, por extensão, para indicar o lugar ou situação em que cada um faz o que quer, onde imperam a desordem, a desorganização. Uma variante chula da expressão é Cu-da-mãe-Joana.



2 comentários:

  1. Oi Mari...
    Amiga sumida, mas não esquecida...Saudades criatuuuura! Que anda aprontando? Ei "tô chique agora menina, Tô no Tuisti, com seguidora e tudo" kkkk
    Chique né? Aparece por lá para a gente bater um papo?
    Beijão, saudades.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mariane!
    Vim conhecer seu cantinho e agradecer a visita carinhosa lá na Fábrica de Ternuras, obrigada.. e volte sempre! Adorei os seus trabalhos, todos fofos e com acabamento impecável, parabéns! E boa sorte na nova etapa do blog, voltarei para conferir as novidades...
    Prazer em conhecê-la! Um abraço.

    ResponderExcluir