segunda-feira, 30 de maio de 2011

Receita de camafeu de nozes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Meu bloguinho está de cara nova, mais enxuto na tentativa de ficar mais agradável aos olhos e com recursos mais interessantes, acertei na mudança?

Para comemorar o novo visual saí um pouco da rotina dos posts para dividir como prometi umas receitas aqui e ali.    

Sábado foi o aniversário da minha mãe e eu queria levar junto com presente alguma coisa feita por mim.

Andei sem tempo estes dias para parar, sentar e bolar alguma coisa costurada, então tive a idéia de fazer um docinho.

Lembrei que minha primeira tentativa de fazer camafeus de nozes foi um sucesso no  aniversário da minha filha e seria uma surpresa deliciosa.  

Como queria inventar algo diferente me baseei nesta receita do Tudo Gostoso e fiz umas modificações, minha versão da receita ficou assim:

CAMAFEU DE NOZES

                                                                                            
Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 250 g de nozes moídas
  • 1/2 colher de café de manteiga
  •  1 colher de chocolate em pó 
  •  2 colheres de coco ralado seco

Fondan
  • 150g de açúcar de confeiteiro, usei o Glaçúcar
  • uns pinguinhos de leite
  •  umas gotinhas de limão


Modo de Preparo
    Camafeu:
  1. Em uma panela, coloque leite condensado, manteiga, chocolate e o coco e misture
  2. Cozinhe até o ponto de brigadeiro (quando desgrudar do fundo da panela)
  3. Quando estiver pronto desligue o fogo e misture as nozes moídas
  4. Unte as mãos com manteiga e enrole os docinhos
  5. Acomode em uma assadeira retangular, virada ao contrário e pincelada com manteiga
  6.  
    Fondan:
  1. Coloque o açúcar de confeiteiro na panela, pingue leite aos poucos o quanto baste e mexa até obter um creme grosso
  2. Coloque em banho-maria até derreter a mistura 
  3. Banhe os docinhos 
Dicas:

- Faça doces grandes (do tamanho de um bombom) para que o açúcar da cobertura não sobressaia ao sabor do doce. 

- Usando a quantidade indicada de nozes moídas na massa né opcional decorar com uma noz inteira cada docinho pois o gosto das nozes fica acentuado.

- Providencie papéis de celofane para colocar entre o doce e as forminhas, além de ficar mais bonito é essencial para que a parte de baixo do doce, que não leva a cobetura açucarada, não grude no papel.

Divirta-se!



3 comentários:

  1. Mariane,

    Sou louca por camafeus de nozes, sonho em ter uma hipo perto de uma confeitaria que tenha eles, para poder me esbanjar, rs. Aqui quase não encontro por conta da temperatura, como é muito quente eles tendem a amolecer.
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Cintia,

    Que pena, mas pode fazer em casa e comer em seguida, nem vai dar tempo de derreter...rs

    Abç!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariane querida,
    Adorei esta receita, acho que vou tentar fazer!
    Grata por compartilhar.
    Grande beijo,
    jud-artes.

    ResponderExcluir