terça-feira, 14 de junho de 2011

Aplicação com quilt livre tutorial + molde

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Para começar adianto que o nome do post foi uma tradução livre foi da minha cabeça. 

Já faz um tempo que eu vejo trabalhos assim e esse jeito de costurar me encantou. 

Gosto do estilo rústico e único das peças trabalhadas com esta técnica, mas como até então não tinha conseguido descobrir o nome só lia as matérias que topavam comigo por acaso.

Tenho visto alguns trabalhos nacionais usando essa técnica, mas pelo o que parece ainda é super novidade ou não a moda não pegou por aqui. 

Enfim descobri, chama-se free motion stitching, talvez tenha outro nome além desse, se alguém souber me conta, ok? 

 De qualquer maneira eu quero muito fazer, um projeto assim vai para minha lista de coisas que eu quero fazer.  

Aqui abaixo tem material suficiente para entender como funciona, com tutoriais e moldes. 

Você pode também desenhar teus próprios modelos ou simplesmente usar qualquer figura simples, sugiro silhouetas para começar, aqui no blog tem uma sugestão.



O barato é:

- costurar duas ou mais vezes; 

- usar linha preta ou outra cor que contraste com o tecido de fundo; 

- colocar o pé de quilt livre. 


Veja abaixo alguns exemplos de trabalhos com moldes e tutoriais:

 No blog Sew Happy Geek você encontra o pap completo deste mug rug + o molde da xícara + tutorial do acabamento de viés.

Veja dicas importantes deste tipo de trabalho no blog Stolen Moments

No blog The Hive também tem pap de mug rug, ou aportuguesando, tapetinho de caneca + tutorial de quilt livre + link para posts de como fazer o viés para acabamento.

Beijinhos e bom trabalho a todas! 





4 comentários:

  1. Mari, adorei isso.
    Já tinha visto alguns trabalhos, mas não sabia que tinha um nome, rs.
    As imagens que você separou são belíssimas.
    Em especial esse mug rug que está super delicado.
    Também vou adicionar na minha listinha.
    O projeto que estou fazendo no meu curso tem a ver com isso, pq a aplicação é fixada com quilt livre.
    Vou ficar um bom tempo pra conseguir fazer direito, mas vou tentando... rs
    Depois quero ver seu projetinho pronto também.
    Bjoka

    ResponderExcluir
  2. Mari quero muitooo aprender isso aí!! kkk Também não sabia o nome!! Em Gramado vai ter uma oficina com a Doris que eu acho é sobre essa técnica, estou me coçando aqui, mas antes verei estes teus tutoriais que costumam ser um achadooooo!! hehhe Beijocas lindona!! E bom dia!!
    Andreza Boal

    ResponderExcluir
  3. Ai que fofaaaa! Adoro essas duas velhas amigas de blog, opa, velhas não, antigas! hahaha

    Até hoje fico roendo os cotovelos porque perdi a oportunidade de encontrar vcs duas...mas ainda vamos nos ver, enquanto há vida há esperança, né?! rs

    Vai lá amiga, veja os tutoriais, está tudo explicadinho nos mínimos detalhes, as dicas são bem legais tb, a Paulinha disse que tá montando um projeto assim na aula junto com a professora, depois vamos todas lá conferir!

    Hoje tem post programado ensinando fazer as bendeirinhas, vai ao ar daqui a pouco, daí vc volta, tá?! rs

    Bjinho

    ResponderExcluir
  4. kkk Oia a gente elogia a danada e ela chama eu e a Paulinha de velhas?? kkkkkkkkk Mas é isso mesmo! Velhas, antigas e boas amigas blogueiras! Adoooooro!! hehhe
    Lindona o nó do quilt eu sei mesmo, mas estes tutoriais e vidrei!! Adorei o negócio, faz uns dias que vi umas bolsas no orkut com esta técnica que babei muitooo!! Sei lá se vou conseguir fazer, mas vou tentar!! Hum e a colcha?? Ta andando?? heheh Querooo ver!! Uia hoje quiltei um montão, espero terminar uma antes das 3.... kkkkk Bandeirinhas aqui? Volto clarooooo!! Arroz de festa que sou hoje é meu dia de folga!! Mãetorista só as 6 da tarde hoje...kkk
    Paulinha é talentosa neam?? Vamos todas la espiar o projeto dela...hihihihi E vc sua danada faltou mesmo nos encontrar em Sampa ano passado, mas ano que vem eu vou! Ai vcs duas podem se virar para me encontrar por la, pois estou com saudades da Paulinha (lindaaa menina!! ) e querooo muito te conhecer! Poder te dar um abraço gostoso e dar risadas juntas!! Vai ser muitoooo bom!! Volto mais tarde pra ver o arraiá..kkk Ops...bandeirinhas!! Beijooo

    ResponderExcluir