quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Lacinho de feltro - pap + materiais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lacinhos são fáceis de fazer, valem para qualquer época porque nunca saem de moda e podem ser usados por mocinhas de qualquer idade que tenham bom humor e personalidade.  

Esse tipo de peça cai muito bem no cabelo, no broche, na sacola, na necessaire ou onde a imaginação mandar.
Apesar de ser um trabalho simples o pulo do gato está no tamanho da peça, as medidas devem ser proporcionais para o resultado ser bonito e harmonioso, no Sew Gorgeous tem um pap com as medidas para fazer este laço de feltro. 

 Em se tratando de feltro esse tarefa é mais fácil ainda porque não requer máquina e nem margem de costura, somente uma boa tesoura e uma mão firme para cortar reto e sem rebarbas, para extender a vida útil da afiação da tesoura e ter um resultado perfeito a dica é, ao começar a cortar, abrir bem a tesoura e fechar totalmente. 

Para fazer o acabamento deste lacinho, principalmente se for fazer várias peças, acredito que vale usar cola quente para agilizar o trabalho e diminuir o custo final da peça já que colar é muito mais rápido do que costurar e o resultado não será visível, além do mais, isso posso falar por experiência e observação próprias, colar feltro com feltro usando cola quente é muito seguro porque adere meeeeesmo.  

Ao escolher uma pistola de cla quente de preferência a menor possível, assim o bico será pequeno e o volume de cola também, permitindo maior controle na dosagem e evitando que a cola vase, a única desvantagem de usar cola é que dá para fazer só uma vez, então se colar torto ou mesmo tomando cuidado, às vezes acontece, a cola vazar vai tudo para o lixo. 

Já ouvi por aí que a pistola de cola quente de melhor qualidade é a azul e pode ser encontrada em todos os tamanhos com um preço bem em conta aqui. O refil eu compro aqui.

Sobre o feltro para fazer oa lacinhos, já faz um tempo que vejo feltro estampado por aí, mas pelo visto a moda não pegou, não sei se por causa do preço que é o dobro do liso, ou se todo mundo concorda comigo que as estampas, com exceção dos poás, são de gosto duvidoso, estes dias achei por acaso uma peça de feltro xadrez verde e, que se der tudo certo vai aparecer em breve numa produção minha, decidi trazer para experimentar. Para comprar feltro estampado e liso de diversas cores confira aqui.   


Um comentário: