quinta-feira, 16 de maio de 2013

Móbile de letras da Olivia - com PAP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Adoro esse nome, Olivia! Gosto muito também de Abigail, juro! Queria que minha filha tivesse esse nome, mas o marido se recusou veementemente e escolhemos Laura num consenso, hoje ela agradece o pai. 

Ah, e o móbile da Laura não é para a minha Laura, é a irmã ou a priminha da Olivia, não sei ao certo porque não gosto de ficar perguntando sobre a vida pessoal das clientes, mas quando elas querem contar sou toda ouvidos porque é muito bom saber onde minhas artes vão parar.  

A mamãe pediu para combinar azul, laranja (oba, tinha exatamente um tecido estampado de azul e laranja), amarelo, verde e roxo berinjela (esse eu comprei faz tempo achando que um dia ia usar e ele chegou!), e não é que eu tinha todos os tecidos aqui? 

Acho que estou ficando boa nisso, mas também já comprei muito tecido que ficou aqui empatando lugar no meu baú, ou melhor, é que preciso comprar mais para fazer o composê!






PAP DAS LETRINHAS DE TECIDO

Editei o post para responder a pergunta da Eliane que talvez possa ser a dúvida de outras meninas também.

Como faço para casear o tecido sem desfiar? Então...para casear sem desfiar tem que ter muita força e calos nas mãos, sabe? Brincadeira, mas é meia verdade, vai!

As vezes uso cola branca pura, às vezes coloco um tantinho de água, às vezes uso termolina pura ou com água, de todos os jeitos que eu tentei ficou duro feito pau acho que porque o tempo estava seco demais esses dias, já fiz com cola branca pura e deu certo outras vezes.

Já usei uma marca de termolina que deixava o tecido num ponto bom de costurar, mas tinha um cheiro fortíssimo e vinha até com aquele desenho de caveira com 2 ossinhos cruzados por trás indicando que era tóxica, sabe? E nem precisava avisar porque tinha um cheiro fortíssimo que sempre me dava dor de cabeça, daí joguei fora. 

Essas letrinhas dessa vez usei uma marca nova de termolina que é atóxica e inodora, mas deixa o tecido duro feito quando uso cola, não vi diferença mesmo diluindo em bastante água.

Já aconteceu também do tecido ficar enrugado e de eu ter de passar tudo no vapor para alisar, ainda insisto que o problema é o tempo lá fora e não eu, sabe? 

Bom, a dica é que não tenho a solução nem o pulo do gato, você tenta até achar o melhor jeito para ti. 

Risco no tecido com lapiseira bem fininha, depois passo a cola/ termolina com um pincel apoiando numa base lisa e plastificada, daí coloco para secar e depois corto. 
  
Atenção, você precisa colocar os tecidos para secar totalmente antes de cortar, é melhor pendurar esticadinho e não deixar o pregador encostar na cola ou na termolina para não marcar nem grudar.

Essas letrinhas costurei com tecido na frente e o feltro por trás, assim é mais fácil dar forma à letra porque o feltro laceia um tantinho e é molinho de costurar, para casear com tecido na frente e atrás é impossível porque fica muito, muito, muito duro de transpassar com a agulha, tentei, mas me atrapalhei com o dedal.

Você usa um feltro próximo da cor do tecido por trás para não ficar tão diferente e está ok. 

As letrinhas uni com linha de...putz, esqueci! Tenho elas há tempos e já comentei aqui no blog, mas esqueci, é uma linha de nylon que parece linha de costura, é mole e tem de várias cores, é usada para costurar sapatos e bolsas, não arrebenta de jeito nenhum e não é tão rígida quando a linha de nylon de pesca, sabe?

Respondendo à pergunta da colega que não se identificou nos comentários eu não lembrei o nome da linha não, tive é que pesquisar bastante, mas encontrei!!! O nome da linha é Settanyl, anotem a dica. 

Bom, daí acho que é tudo, pessoal! Boas costurinhas!!!  
   


12 comentários:

  1. LIIIINDO!!......COMO FAZ PRA CASEAR NO TECIDO E NÃO DESFIAR??????

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. oi flor lembrou o nome da linha? fiquei curiosa quero comprar essa linha que parece nylon, nao conheço ainda, e nao gosto da linha de nylon de pescaria, aguardo resposta, bjkas

      Excluir
    2. Oi linda, editei o post e te falo aqui também, o nome da linha de nylon colorida e molinha é Settanyl.

      Excluir
    3. muito agradecida, bjks
      seu trabalho e muito fofo , colorido de bom gosto , amei as cores.

      Excluir
  3. Oi Mariane!!!
    Ficaram lindinhas!!!
    Adorei!!!
    Passei pra convidar vc a conhecer meu novo blog, onde coloco minhas Arteirices...Bjs!!!
    http://ednaartesearteirices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sempre dou uma passadinha no seu blog e amo de paixão suas dicas, muito bom mesmo. Obrigada!!! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Ficou muito fofo, menina! Eu sigo a dica da Érica, passo só um fiozinho de termolina na linha onde irei recortar o molde. Daí, não atrapalha. Até agora, foi a melhor dica que encontrei e tb uso a atóxica. Para bordar, 1 fio de linha Anchor, de meada, ou linha de costura mesmo, só que de poliester.
    Bjs e que sua semana seja muito especial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa, já tentei fazer como a Erica, mas o tecido fica justamente duro onde tem de costurar e parece que fica mais escuro, meio manchado se uso só nas bordas, pelo menos foi assim que aconteceu quando tentei a primeira vez com a outra termolina, daí não tentei mais.
      Gosto de usar fios compridos e de tanto puxar a agulha tem vezes que arrebenta o fio se uso só um, então para trabalhos pequenos prefiro usar a linha de costura e a dois fios da linha Anchor de meada quando o trabalho é grande, assim a costura parece mais delicada.
      Bom dividir tuas ideias aqui, a gente conversa e aprende coisas novas, talvez tente aplicar tuas dicas novamente numa próxima oportunidade.
      Abraço e boas costurinhas!

      Excluir